sexta-feira, 8 de julho de 2016

CAMPANHA SANGUE AZUL CONVOCA TORCEDORES A DOAREM SANGUE


Se o Serrano Football Club se empenha em vencer os adversários da série C do Campeonato Carioca, seus torcedores têm uma tarefa também da maior importância: fazer bonito na campanha Sangue Azul, que começa neste sábado (09) e segue até o dia 17/07 em Petrópolis, sede do Leão da Serra. O objetivo é abastecer o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa e trazer para a iniciativa quem se orgulha de vestir a camisa - não apenas o uniforme azul e branco do time, mas também a de quem se solidariza com o próximo.


Pela primeira vez, o Serrano FC protagoniza a luta em favor da vida. Periodicamente, o Banco de Sangue promove campanhas em parceria com alguns dos principais times do estado, em busca de incentivar a doação por parte de quem não resiste à boa e velha disputa entre clubes. O Serrano não poderia ficar de fora dessa saudável rivalidade, concorrendo pela liderança em número de torcedores que mostrarão com orgulho a cor de seu sangue: azul.
Os doadores poderão levar no peito essa campanha: cada um receberá uma camisa comemorativa, desenvolvida especialmente para a iniciativa. Mas é preciso correr, pois a quantidade de brindes é limitada.
Para doar sangue, é simples e rápido. O doador faz um cadastro no balcão do Banco de Sangue, apresentando documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, habilitação, etc.). Em seguida, é realizado um questionário confidencial sobre a saúde do doador, com o objetivo de identificar se o mesmo está apto a realizar a doação. Caso esteja dentro dos pré-requisitos necessários, basta assinar um termo de consentimento e se dirigir à sala de coleta. Todo o processo é realizado por profissionais de saúde e o material utilizado é descartável e estéril. Cada doação representa cerca de 450ml de sangue.
Podem doar homens e mulheres de todos os tipos sanguíneos, em boas condições de saúde, que estejam entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos e, para os menores, apenas com presença dos pais), ter no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido um mínimo de 6h na noite anterior) e alimentado (apenas evitando alimentos gordurosos 3h antes da doação). Outros possíveis impedimentos serão analisados durante a entrevista.
O Banco de Sangue Santa Teresa atende três hospitais credenciados da cidade e região. Lá, são realizadas 550 transfusões mensais, beneficiando centenas de pessoas. Ao longo do mês, também é realizada a campanha Julho Amarelo, dedicada ao combate e conscientização das hepatites virais.
O Banco de Sangue Santa Teresa funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário