quarta-feira, 23 de novembro de 2016

SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER INFANTIL


Começou na última terça-feira (22.11) e vai até segunda-feira (28.11), a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil, de acordo com a Lei Municipal 7085/2013, de autoria da vereadora Gilda Beatriz.“O objetivo é a conscientização acerca da existência do câncer entre crianças e adolescentes, divulgando por meio de ações educativas e preventivas os principais sinais e sintomas da doença ao maior número de pessoas, visto que dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado”, comenta a autora da Lei.

Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático). Porém, há outros tipos de câncer nessa faixa etária.

“Criei a essa Lei para orientar e alertar as famílias. Ninguém espera que uma doença como o câncer possa atingir alguém com tão pouco tempo de vida”, comenta.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), entre 2016 e 2017, vão ocorrer, por ano, cerca de 12,6 mil novos casos da doença em crianças e adolescentes no Brasil.

 Não há uma causa específica para o câncer infantojuvenil em que se possa atuar prevenindo.
“Infelizmente, a ciência ainda não identificou fatores de risco para este câncer. Por não existirem exames diagnósticos de triagem (como medida preventiva), os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce. Assim sendo, todos que assistem às crianças devem estar atentos a sinais e sintomas”, completa Gilda Beatriz, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário