quarta-feira, 23 de novembro de 2016

BANCO DE SANGUE DO HST CELEBRA O DIA DO DOADOR


Novembro é o mês do doador de sangue, o elo mais importante na corrente que salva, todos os dias, milhares de vidas. Portanto, é importante reconhecer esses “heróis” que disponibilizam seu tempo e seu amor ao próximo para ajudar, muitas vezes, a salvar vidas de pessoas que nem conhecem. Pensando nisso, o Banco de Santa Teresa, em Petrópolis, vem realizando ao longo de todo este mês diversas ações especialmente voltadas para eles. Na unidade, o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, será especial, com lanches, salgadinhos, tortas, refrigerantes e bolo servidos na sexta-feira e no sábado aos voluntários doadores.Segundo Alexandre Paladino, captador do Banco de Sangue Santa Teresa, a ideia é, além de homenagear os doadores, chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. "Infelizmente, o número de não doadores ainda é muito maior do que o de doadores. Mas acreditamos que, com ações específicas como esta, podemos reverter o quadro", afirma. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, este índice é abaixo de 2%.

Um hotsite foi especialmente desenvolvido para fomentar o assunto e informar a respeito da importância da doação, em geral. No endereço novembrovemdoar.com.br há diversas informações sobre as ações do mês, sobre o ato de doar sangue e, assim, salvar vidas, além de oferecer a possibilidade de montar uma foto para o perfil do Facebook com a tag da campanha.

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário