quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DISTRITOS DE PETRÓPOLIS SOFREM COM PRECARIEDADE NOS TRANSPORTES



Demétrio do Carmo
Da Redação

Se deslocar de um ponto a outro da cidade tem sido ultimamente uma grande dor de cabeça para a população usuária de transporte público. Os constantes engarrafamentos fazem com que percursos que normalmente duram vinte minutos, levem o dobro ou até mais, dependendo do bairro.  Porém para quem reside nos distritos a situação chega a ser dramática. Moradores  que precisam ir diariamente para o Centro ou mesmo para a região do Bingen têm sofrido com o trânsito cada vez mais confuso em toda a extensão da Estrada União e Indústria, superlotação dos ônibus e falta de horários em algumas linhas.  Usuários da linha 700 (Centro x Itaipava) operada pela Turb, reclamam que os coletivos andam sempre muito lotados durante todo o dia e que a situaçao piora muito nos horários de pico.

Eles se queixam também do tempo de espera e das imensas filas que se formam no terminal de Itaipava e na parada da Rua Paulo Barbosa, no Centro. Para a estudante Catarina de Souza, a situação está inaceitável: "Todo dia levo mais de três horas entre ida e vinda ao Centro, contanto o tempo de espera e de percurso, sempre com muito trânsito e com o ônibus muito lotado. Estamos sendo tratados feito gado", desabafa.  Quem tenta fugir do pandemônio dos terminais e utiliza a linha chamada executiva também não está contente com os serviços prestados. "Aqui em Itaipava não temos opção de um executivo que vá direto ao Centro. O que passa aqui, vindo da Posse, já chega lotado", disse o mecânico de refrigeração Paulo Silveira.
Outra queixa bastante comum nessa linha é quanto ao ar condicionado desligado mesmo nos dias mais quentes. "O ar está sempre desligado ou seja, você paga a mais por um conforto e agilidade que não existem", finalizou Paulo.
A linha 160, operada pela Cidade Real e que liga Itaipava a Rodoviária do Bingen também é alvo de críticas de usuários que contestam a pouca oferta de horários, o que acaba gerando superlotação. As saídas acontecem dos terminais de Itaipava e Bingen de uma em uma hora, ou de meia em meia, nos horários de mais movimento, mais ainda assim é insuficiente para cobrir a demanda segundo os passageiros. "Muita gente usa essa linha para fugir do inferno da linha 700, então é preciso que coloquem mais carros nesta linha", disse um usuário que não revelou o nome.
Na região do Taquaril, moradores questionam o fato da empresa Turb ter entrado com mandado de segurança na justiça pedindo a suspensão imediata da linha de ônibus operada pela empresa Emanuel com autorização da CPTrans. Segundo Fabiano Oliva, moradores estão inconformados: "Demoramos muito para conseguir esta conquista, não podemos perder deste jeito, a TURB não se importa com nossa comunidade, apenas com seus lucros, oferecendo um péssimo serviço a quem reside na Posse e Arredores", disse.
Em nota a Setranspetro respondeu aos questionamentos feitos aos usuários. Sobre a linha 700, a Turb informou que, esta é a que possui maior itinerário e, por conta disso, leva mais tempo para o deslocamento entre o Centro e o Terminal urbano e vice-versa. A empresa citou as retenções ao longo da Estrada União e Indústria e os quebra-molas, como principais motivos para o grande tempo de espera e as longas filas. Já na linha executiva, a Turb ressaltou que está fazendo um levantamento a fim de propor melhorias aos clientes a médio prazo. A respeito do ar-condicionado, informou que já fez os reparos necessários e que apenas um carro, está operando com o equipamento desligado, porque está aguardando uma peça para passar pela manutenção. Lembra também que um dos motivos que danifica o aparelho, é o fato de os passageiros andarem com as janelas abertas mesmo quando o ar está ligado. Ressaltou ainda que todas as reclamações devem ser enviadas para a ouvidoria para que os problemas sejam resolvidos o mais rapidamente possível. O número é 0800-886-1000.
 Com relação à denúncia sobre os ônibus que circulam na região do Taquaril, o Setranspetro esclarece que apoia que exista transporte no bairro. Destaca apenas que não aprova que os coletivos circulem sobrepondo as linhas da Turb na União e Indústria.
A empresa Cidade Real informou que a linha 160-Terminal Bingen x Terminal Itaipava, realiza saídas a cada meia hora nos horários de pico dos dois terminais, entre 7h30 e 8h30 e 16h e 18h30. Além disso, nos horários de grande movimentação de pessoas, de manhã e à tarde, a empresa disponibiliza um carro extra que atende aos passageiros no intervalo de 15 minutos.
A empresa explica também que todos os clientes que desejarem seguir para as Regiões de Itaipava, Nogueira e Corrêas, pela BR 040, também podem utilizar a linha 150 - Terminal Bingen X Terminal Corrêas e contar com o Sistema de Integração, com a possibilidade de desembarcarem próximo ao trevo de Bonsucesso e embarcarem em uma outra linha, dentro de uma hora, para seguir a sua viagem sem pagar a segunda tarifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário