quarta-feira, 15 de junho de 2016

PREFEITURA APRESENTA ÔNIBUS E CARRO PARA ATENDIMENTO DO CONSULTÓRIO NA RUA


Petrópolis é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a contar com ônibus para atendimento médico à população de rua. O veículo foi entregue na manhã desta terça-feira (14/6) pelo prefeito Rubens Bomtempo, o secretário de Saúde Marcus Curvelo e a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Adriana Kreisher, à equipe do Programa Consultório na Rua, durante solenidade na Praça da Inconfidência. A equipe, que é multiprofissional, utilizará o veículo, que foi totalmente adaptado, para atendimento clínico e odontológico em toda a cidade – do Centro a Posse. A equipe também recebeu um carro para o deslocamento dos profissionais na abordagem à população de rua.


O Consultório na Rua funciona na cidade desde o fim do ano passado e consiste numa equipe volante, constituída por psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico em saúde bucal, agente social e médico. A equipe realiza intervenções educativas e psicossociais, e conta com insumos para tratamento de situações clínicas comuns, além de cartilhas e material instrucional, material para curativos, e medicamentos de uso mais freqüente.
Acolhimento – Devido ao clima frio, com temperaturas abaixo dos cinco graus durante a madrugada, as equipes da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) estão intensificando os trabalhos de abordagem nas ruas da cidade. “Fomos em vários pontos durante a última madrugada, mas infelizmente nem todos querem ir para o NIS. É um trabalho difícil, pois não podemos obrigá-los a ir conosco”, explicou.
Na madrugada de terça-feira (14/6), dois moradores aceitaram ir para o Núcleo de Integração Social. Adriana Kreisher ressaltou que as abordagens irão continuar, em diversos pontos da cidade. “Tentamos sensibilizá-los, mostrá-los que ir para o NIS é melhor que ficar nas ruas”, concluiu.
No NIS, espaço que foi reformado recentemente pela Prefeitura, os usuários encontram, além de abrigo e alimentação, toda a orientação e apoio para o retorno ao mercado de trabalho e restabelecimento de vínculos familiares. Quando as pessoas são de fora da cidade, a Setrac faz contato com os órgãos de assistência social do município de origem e garante apoio para o retorno à cidade de origem.
Além do NIS, a Prefeitura oferece também o Centro Pop, onde as pessoas em situação de rua podem passar o dia. É um espaço seguro, onde podem tomar banho, recebem roupas, se alimentam e encontram área para lazer, área para descanso e são convidados a participar de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário