terça-feira, 3 de maio de 2016

PROCON PETRÓPOLIS ORIENTA ESTABELECIMENTOS SOBRE OFERTA DE ÁLCOOL GEL PARA CLIENTES


A Prefeitura, por meio do Procon Petrópolis, deu início nesta semana a uma série de ações orientativas em estabelecimentos de grande circulação sobre a obrigatoriedade de disponibilizarem álcool gel para os clientes. Essa é uma medida de prevenção da Prefeitura contra a influenza (gripe), já que o público desses estabelecimentos poderá higienizar as mãos, evitando o contágio pela doença. A oferta de álcool gel para clientes de estabelecimentos de grande circulação é uma exigência prevista na legislação municipal, estadual e federal.

Nessa fase das ações do Procon, os fiscais percorrem grandes estabelecimentos, como supermercados e bancos, e dão orientações aos responsáveis. A ideia é não multar os empreendimentos, por enquanto, o que somente ocorrerá em um segundo momento, caso os responsáveis não se adequem à legislação.
“A legislação determina que esses estabelecimentos disponibilizem álcool gel para os clientes, em local de fácil acesso e com uma indicação visível de que é para uso dos clientes. A legislação é de 2009, quando houve o primeiro surto da doença (H1N1), mas a lei caiu em desuso com o tempo. Estamos relembrando essa lei, para que ela volte a ser colocada em prática, sem a necessidade multar ninguém. Quase todas as agências bancárias já se adequaram. Depois dessas orientações, se ainda assim houver descumprimento, teremos que notificar o estabelecimento e emitir o auto de infração”, disse o coordenador do Procon Petrópolis, Ramon Rabello.
Nesta sexta-feira (29/4), o Procon Petrópolis esteve no supermercado Terê Frutas, na Rua Paulo Barbosa, que já conta com cinco suportes com álcool gel para os clientes. “Resolvemos colocar para prevenir a gripe, para sensibilizar o povo a higienizar as mãos. E para prevenir a gripe até para os próprios funcionários, porque ninguém está livre disso. Aqui são 180 funcionários”, disse o gerente administrativo do Terê Frutas, Adriano Souza.
A aposentada Vilma Reis, moradora do Cascatinha, aprovou a iniciativa. “Com essa crise de gripe, é muito válido. Mais do que nunca eu preciso, porque fiz duas cirurgias no coração. Então eu quero evitar qualquer tipo de doença”, disse Vilma, que sempre passa o álcool gel nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário