terça-feira, 5 de abril de 2016

ABANDONO E DESCASO NA RUA JOÃO XAVIER


Moradores da Rua Alberto de Oliveira, no Moinho Preto, estão inconformados com o estado de abandono em que se encontra o bairro. Segundo eles os problemas são muitos e foram se agravando pois o lugar está completamente esquecido pelo poder público.
A equipe do Voz da Mosela percorreu grande parte da rua, acompanhada do recém eleito presidente da associação de moradores, Emerson Toledo (vide box) e do 1º secretário Rafael Vieira, conversando com moradores.

Um dos principais problemas apontados é a péssima condição da via. Em vários trechos a rua apresenta barrancos na beira do rio que podem a qualquer momento, sob o peso dos veículos, ceder. Segundo moradores, os barrancos foram causados pelas chuvas e pelo rompimento de tubulações de água.  “Há um risco grande de um carro cair num desses barrancos. Aqui passam veículos de grande porte como caminhões e carretas. Alguns barrancos já estão escavados por baixo, ou seja ocos. É preciso que se faça muretas de contenção nestes pontos”, relatou Emerson.
A falta de capina, que assola diversos bairros, se repete na João Xavier. Em varios pontos o mato cresceu tanto que tira a visibilidade de motoristas, nos ditos “pontos cegos” como curvas muito fechadas.  O mato alto e a falta de poda nas árvores também são responsáveis por constantes quedas de energia elétrica no bairro, como explica Emerson. “A vegetação encosta na rede elétrica e o transformador desarma. Segundo uma moradora, há casos de pessoas que perderam eletrodomésticos por conta dos picos de energia”
Outra queixa é quanto ao espaço onde deveria haver uma pracinha para as crianças. Há cerca de dois anos, o Voz da Mosela chegou a fazer matéria no local, que estava tomado de mato e com brinquedos de madeira completamente inutilizados. Agora, além do espaço continuar tomado pela vegetação, a cerca está enferruada e o que restava dos brinquedos de madeira foi saqueado.
“Aqui temos um espaço grande que poderia ser aproveitado para uma área de lazer para a comunidade, mas o que temos é um terreno baldio ao lado de uma creche e que atrai todo tipo de animais peçonhentos”, disse uma moradora.


Nova diretoria promete trabalho

A comunidade da Rua João Xavier,  tem um novo representante para o próximo biênio. Emerson Toledo, tomou posse como presidente da Associação de Moradores no último dia 06/03, juntamente com a nova diretoria.  A eleição, da qual participaram três chapas,  aconteceu após 16 anos, vencendo a chapa 3, composta além de Emerson, por Rafael Vieira e Samuel Tomás de Souza. A chapa obteve 131 votos contra 43 da chapa concorrente. 178 moradores participaram do pleito.
 Segundo Emerson o trabalho naquela comunidade será árduo, já que são muitos os problemas que se acumularam nos últimos anos. “A Rua João Xavier perdeu muiito tempo e os problemas se acumularam. Vamos trabalhar para trazer melhorias para o bairro, como a construção de uma sede, uma quadra de esportes e pracinha. Também precisamos lutar para melhorar as condições de nossa creche e da rua, que está toda esburacada”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário