sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

IRREGULARIDADES E MÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO TRANSPORTE PÚBLICO DE PETRÓPOLIS

O vereador Silmar Fortes recebeu nesta semana uma denúncia indicando diversas irregularidades relacionadas ao transporte público no município. Os relatos envolvem as empresas Cascatinha e Petro-Ita, ambas de propriedade da empresa Master Transportes Coletivos, sediada em São João de Meriti e que possui ampla atuação em cidades da Baixada Fluminense.
A Petro-Ita atende os bairros da Zona Sul do município, além das regiões do Morin e Alto da Serra, totalizando 83 linhas de ônibus. Já a Viação Cascatinha presta o serviço de transporte nas localidades do Quarteirão Brasileiro, Roseiral, Jardim Salvador, Carangola, entre outras, num total de 28 linhas. Assim como a Cidade das Hortências, as empresas tiveram seus contratos renovados pelo Executivo Municipal por mais dez anos.

Silmar Fortes relatou algumas das irregularidades apresentadas por um membro da sociedade civil organizada que participa das reuniões do Comutran - Conselho Municipal de Transportes. “A denúncia me faz questionar o porquê destas empresas terem sido premiadas com mais dez anos de concessão para atuar em nosso município, sem nenhuma compensação. Segundo o relato, as empresas utilizam ônibus velhos oriundos de Nova Iguaçú e outras cidades da Baixada Fluminense que são pintados e utilizados como se fossem novos, colocando em risco a população. A renovação da frota deve ser feita com veículos novos, mas o que temos são veículos reformados, ou apenas repintados. Não bastasse isso, ainda pagamos um preço abusivo pela tarifa, com serviço de péssima qualidade”.
A denúncia revela ainda que durante reuniões do Comutran, que aconteceram entre janeiro e março de 2015, foi solicitado por membros do Conselho o fim do contrato com a Petro-Ita e Cascatinha e a convocação de uma licitação pública para a prestação de serviços de transporte público nas localidades atendidas pelas empresas.
“O Conselho Municipal de Transportes queria a mudança e vinha cobrando a mesma da CPTrans – Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes e do Executivo Municipal.  É mais um retrocesso para a mobilidade urbana em nosso município. Com ônibus novos circulando teríamos um número maior de pessoas deixando seus carros em casa pelo fato de terem acesso a um transporte público de melhor qualidade, além disso teríamos menos veículos quebrados nas vias atrapalhando o trânsito”, argumentou Silmar.
Outra questão que envolve as empresas é o descumprimento da ordem judicial que não permite a dupla-função em veículos que possuem duas portas ou mais. “Não há fiscalização. A CPTrans não possui um número suficiente de fiscais que atendam a demanda de nossa cidade. Além do estado precário dos veículos, a dupla função deve ser fiscalizada, não só entre as empresas citadas, mas em todas que atuam no município”, pontuou Silmar.

As irregularidades reúnem entre outras questões o não recolhimento de impostos e depósito de FGTS dos funcionários, falta de higiene, má prestação dos serviços e estado precário da frota. ”A lista é extensa, com inúmeros problemas. Os ônibus estão sucateados com quebras constantes colocando em risco a vida dos usuários”, finalizou o vereador.

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