sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

DEFESA CIVIL BUSCA NOVAS PARCERIAS

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, se reuniu nesta semana com representantes da ONG internacional Save The Children e do Instituto C&A em busca de mais uma parceria voltada para a prevenção de desastres das chuvas em Petrópolis. São instituições que atuam em projetos de educação de crianças e adolescentes e de redução de riscos de desastres, e que poderão apoiar programas e projetos já existentes em Petrópolis, como os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e a Defesa Civil nas escolas.



“Esse foi um primeiro contato. Foi um passo importante, porque eles gostaram dos nossos projetos voltados para a criança e o adolescente. É uma determinação do prefeito Rubens Bomtempo que a Defesa Civil sempre busque parcerias, porque sozinhos podemos fazer muito pouco. Juntos, fazemos muito mais. Além disso, são ONGs já com experiência em prevenção de desastres e em projetos para crianças e adolescentes, então vão poder nos ajudar muito a deixar Petrópolis mais segura em relação às fortes chuvas”, disse Simão.
Simão apresentou aos representantes das ONGs os projetos e os programas realizados pela Defesa Civil em Petrópolis relacionados à educação. Como mostrou o secretário, o prefeito Rubens Bomtempo incluiu, em 2014, a Defesa Civil no currículo escolar do município. Desde então, professores vêm sendo capacitados pela Defesa Civil pela internet, para repassarem esse conhecimento para os alunos em sala de aula ao longo do ano. Além disso, a Prefeitura desenvolve, mensalmente, o programa Escola Resiliente em 23 escolas municipais em áreas de risco, trabalhando com os alunos os conceitos de Defesa Civil na prática. Outro projeto em curso é a série de palestras da Defesa Civil para os estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Simão também falou sobre os Nudecs – grupos de moradores de áreas de risco capacitados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, para atuar como voluntários na prevenção de desastres naturais. Desde 2013, a Prefeitura já criou cerca de 60 Nudecs em Petrópolis, capacitando quase 600 voluntários. Os representantes das ONGs ainda participaram de uma reunião do Nudec do Vale do Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário