segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

NOVA FRIBURGO AMENIZA CRISE ATRAINDO EMPREGOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA

Da Agência Rio -

Enquanto o estado do Rio de Janeiro perdeu 15,4% dos seus empregos formais a cidade de Nova Friburgo - regiõ serrana do estado - perdeu apenas 4,9%. Dados do CAGED do Ministério do Trabalho indicam que o setor de serviços em Nova Friburgo perdeu apenas 2,3% dos empregos formais, enquanto o Estado do Rio de Janeiro chegou a perder 13,7% dos empregos formais no setor de serviços.Além de ter uma economia diversificada em vários setores como indústria têxtil, moda íntima, metal-mecânica e agricultura voltada para o setor hortifrutigranjeiros, o município de Nova Friburgo vem apostando no segmento da Tecnologia de Informação e a secretaria municipal de Ciência e Tecnologia desenvolveu um projeto para abrigar e atrair empresas deste setor.

A união dos empresários do setor, numa associação com o nome de “Serra do Silício”, vem contribuindo para unir forças e propor soluções diversas para problemas comuns dos empresários. Uma lei de incentivos fiscais foi aprovada para o setor e contribuiu para atrair empresas que já encontram em Nova Friburgo centros universitários públicos e privadas com forte formação de mão de obra em TI, com destaque para o Campus Tecnológico da UERJ em Nova Friburgo.

Para a Secretária de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo, Eliana Amil, além da redução de impostos de IPTU e ISS e as facilidades de legalizar um alvará de funcionamento em 24 horas, outros fatores têm contribuído para o sucesso do projeto. Foi desenvolvido um ambiente de negócios propício à inovação. O conhecimento produzido nos cinco campus universitários existentes na cidade, incluindo a UFF e UERJ, está transformando a cidade.

O Programa Cidade Inteligente - por exemplo - que monitora Nova Friburgo com 32 câmeras de alta resolução ao longo de 25 km de extensão contribuiu para melhorar a segurança e o trânsito, foi custeado e desenvolvido pela UERJ. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se tornou um grande evento na Cidade, um dos maiores do Estado, e serve para aproximar as Universidades da sociedade. O evento acontece em diverso locais da cidade incluindo praças públicas. Os laboratórios das Universidades abrem suas portas para visitas guiadas com estudantes do ensino médio e fundamental. Trabalhos Universitários são apresentados no teatro municipal, num evento chamado ETA SERRA. Uma ótima oportunidade para empreendedores e investidores.

Todo programa de estágio do município foi centralizado na Secretaria de Ciência e Tecnologia que o opera através de um ambiente virtual transparente que busca aproximar os universitários do mercado de trabalho.

“A empresa RG digital, que desenvolve software na área de saúde, por exemplo, chegou aqui com menos de 30 funcionários e hoje já está com mais de 170. O potencial do setor na cidade é muito grande e em momentos de crise TI é o que mais cresce”, afirmou a Secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário