quinta-feira, 17 de novembro de 2016

BOMTEMPO VAI A BRASÍLIA E MINISTROS GARANTEM INCLUSÃO DA RUA URUGUAI NO PAC ENCOSTAS



O prefeito Rubens Bomtempo se reuniu hoje (16/11) em Brasília com os ministros da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e das Cidades, Bruno Araújo, para tratar de questões relacionadas às chuvas na cidade. Durante os encontros, o ministro da Integração Nacional garantiu a inclusão da obra na Rua Uruguai no PAC das Encostas e o ministro das Cidades assegurou a suplementação, ainda neste mês, dos recursos que permitirão a retomada das obras de construção de 746 unidades habitacionais no Vicenzo Rivetti. A obra estava parada há um ano e meio, desde que a empreiteira abandonou as intervenções e, apesar dos apelos do governo municipal, ainda não foram reiniciadas.

Bomtempo relatou aos ministros as ultimas ocorrências registradas na cidade, especialmente a mais grave, na Rua Uruguai, onde o deslizamento de mais de mil toneladas de terra e rochas, de uma altura de 200 metros da Pedra do Quitandinha, destruiu três casas, atingiu parcialmente outras duas e fez duas vítimas fatais. A ocorrência não teve qualquer influência de ação humana. Ele também falou sobre a decretação de situação de emergência e lembrou que a maior preocupação é que o período de chuvas está apenas começando. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos não apenas para melhorar e agilizar as respostas em casos de desastres, mas também em prevenção. Nunca houve, na cidade, tantas obras e ações preventivas. Este é um trabalho de longo prazo, para o qual é necessária a participação de todos os entes federativos”, disse.

O ministro Hélder Barbalho garantiu que a obra na Rua Uruguai será incluída no PAC das Encostas, que já está garantindo a comunidades consideradas de risco na cidade obras estruturais, preventivas, de drenagem e contenção de encostas. “São grandes obras que estão deixando nossa cidade mais segura, garantindo tranqüilidade a milhares de moradores”, lembrou o prefeito, citando como exemplo a instalação de uma barreira dinâmica no Carangola, que neste ano já evitou que um deslizamento de terra e rochas atingisse a comunidade. O ministro também disponibilizou uma engenheira do ministério, que virá à cidade nesta semana para ajudar a equipe técnica da Prefeitura a elaborar um plano de trabalho para a remoção de rochas na Rua Uruguai. O Governo Federal também financiará as intervenções necessárias para a retirada das pedras e limpeza do trecho atingido pelo deslizamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário