terça-feira, 20 de setembro de 2016

II FESTIVAL LITERÁRIO PETROPOLITANO COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 22

Por iniciativa da cena cultural independente de Petrópolis, formada pela Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, a Academia Petropolitana de Educação, o Jornal Com Texto, a Confraria da Poesia Informal, a Bem Cultural Editora, entre outros escritores e grupos literários, acontece entre os dias 22 e 25 de setembro, o II FELIPE (Festival Literário Petropolitano). 


 O evento, que tem a coordenação da presidente da Academia de Poesia, Catarina Maul, terá diversas atrações que serão realizadas na Casa da Educação Visconde de Mauá, Casa Claudio de Souza e outros espaços.
"Realizar o FELIPE de forma independente é mais uma prova da necessidade de espaços para a Literatura na cidade, pois em festivais como esse, muitos trabalhos ocultos vêm à tona, valorizando a labuta silenciosa daqueles que militam para a construção de livros e a sua valorização", disse Catarina.
Além de autores que lançarão seus livros no evento, estão previstos também oficinas literárias, palestras, rodas de conversa, exposições temáticas e feira de livros.
Confira a programação completa em www.jornaldeitaipavablog.blogspot.com


ESCOLA SESI PETRÓPOLIS PARTICIPA DO FESTIVAL LITERÁRIO

Grupo Degustando Histórias, formado por alunos e professores da unidade, fará sessões de “contação” de histórias em duas apresentações
Alunos e professores da Escola SESI Petrópolis participarão da segunda edição do FELIPE – Festival Literário Petropolitano, que será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro. O grupo Degustando Histórias, formado por estudantes e docentes, vai apresentar Passaredo – texto adaptado do livro “Mil Pássaros pelos Céus!” de Ruth Rocha em duas sessões de “contação” de histórias. Os encontros acontecerão na Casa Cláudio de Souza, no dia 23, às 15h e, na Casa de Educação Visconde de Mauá, no dia 24, às 13h30. A entrada para todas as atrações do festival é gratuita.
Misturando teatro, dança e a narração, os atores utilizam ferramentas e técnicas de storytelling para levar o público infanto-juvenil a um mundo imaginário para descobrir qual o segredo que fez todos os pássaros fugirem de Passaredo.
O grupo foi criado a partir do interesse dos próprios alunos. Desde sua criação, os estudantes vêm fazendo constantes apresentações com o objetivo de despertar o hábito e o interesse pela leitura entre as crianças.
Segundo Alaíde Guedes, coordenadora do projeto, a intenção é transformar a vida tanto de quem conta histórias, como quem as escuta, proporcionando uma troca de ações que envolvem sentimentos, emoções e o prazer da leitura.
O Festival Literário vai reunir ainda exposições temáticas, feira de livros de autores independentes, palestras, rodas de conversa e debates, oficinas literárias e será palco para o lançamento de diversas obras. O objetivo é a formação de novos leitores e escritores.
Entre os livros que terão lançamento durante o festival estão a “História do Quitandinha” de Luiz Carlos Boralli; “Primeiros Poemas” de Francisco S. Esteves; “A Casa da Bruxa” de Tânia Vidal entre outros.
A programação completa do FELIPE – Festival Literário Petropolitano pode ser acessada no endereço https://www.facebook.com/festivalliterariopetropolitano.
A Casa Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247 e a Casa de Educação Visconde de Mauá está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 03, ambas no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário