sexta-feira, 15 de julho de 2016

MUDANÇA NOS HORÁRIOS E QUEBRAS CONSTANTES DE ÔNIBUS DEIXAM MORADORES DO SANTA ISABEL INDIGNADOS

Com a extensão da linha, os intervalos passaram de 30 para 40 minutos,  porém as
quebras  constantes fazem a espera chegar a quase uma hora por um ônibus. 

A localidade de Santa Isabel, no Caxambu, vem enfrentando muito problemas com o transporte público e com os serviços oferecidos pela empresa Petro Ita. Segundo eles a linha 470, que serve ao bairro, recebeu recentemente uma extensão, o que fez com que o trajeto ficasse maior e consequentemente demorando o tempo de espera pelo coletivo. Segundo Patricia Barcelos, 21 anos, em algumas horas do dia a espera chega a 40 minutos por um ônibus.  "Antes, o horário era de meia em meia hora e agora aumentaram esse tempo intervalo. Como os horários sempre estão atrasados e há muitas quebras, é comum ficarmos 50 minutos ou mais sem um ônibus, tanto no bairro quando no Centro", relata.

Carlos Roberto. 47 anos, é outro morador descontente com as mudanças. "Se fizeram a extensão da linha, tinham que colocar mais carros também. O que estão fazendo é penalizar o usuário", reclamou.
Outra queixa constante dos moradores é quanto a conservação dos carros. Segundo eles, os carros quebram diariamente e às vezes até mais de uma vez por dia. "Aqui é um bairro distante e não temos como andar a pé. Quem mora mais abaixo (se referindo ao Campo do Luzitano) ainda tem a opção de utilizar outra linha, de outra empresa, mas aqui a gente depende exclusivamente da Petro Ita", finalizou Carlos.
Na tarde da quinta-feira (14), mais um acidente devido a falta de manutenção deixou usuários apreensivos.  O carro da linha 470 teve problemas mecânicos e o motorista teve que fazer uma manobra brusca. Um bebê de seis meses se feriu, tendo que ser levado para UPA, onde ficou em observação.

Sobre o acidente, em nota a Petro Ita esclareceu que prestou toda a assistência necessária à família do bebê. Além disso, disse que o coletivo, que fazia a linha Santa Isabel na tarde de quinta-feira, não teve a barra de direção quebrada. O carro teve um problema mecânico na direção hidráulica, o que fez com que o motorista precisasse frear na subida. O ônibus foi substituído e levado para a garagem da empresa.

Sobre a reivindicação dos moradores do Caxambu, a Petro Ita esclarece que as alterações dos horários da linha 470 - Santa Isabel, ocorreram em conjunto entre a CPTrans, Associação de Moradores do bairro e a empresa e foi necessária porque, em junho desse ano, a linha aumentou o percurso para atender os passageiros da parte mais alta do bairro. Com o novo trajeto o tempo de viagem ficou maior. Além disso, o tipo de pavimento de grande parte da via, feita de lajotas, faz com que os ônibus precisem circular em baixa velocidade. Por estas razões, os coletivos não estavam conseguindo cumprir os horários e muitas vezes estavam formando comboio (quando todos os ônibus andam juntos). Por fim, a Petro Ita esclarece que a mudança ocorreu para melhorar a regularidade das viagens e consequentemente oferecer a previsão correta de partidas para seus passageiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário