quarta-feira, 27 de julho de 2016

ECONOMIA: APESAR DA QUEDA NA ATIVIDADE INDUSTRIAL, EMPRESÁRIOS PETROPOLITANOS ESTÃO OTIMISTAS PARA OS PRÓXIMOS MESES


O nível de atividade industrial em Petrópolis apresentou nova redução em junho, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada pelo Sistema FIRJAN nesta quarta-feira, dia 27. A pesquisa mostra que a indústria supriu a demanda por produtos reduzindo o nível de estoques, com 45,8 pontos e, se mantendo dentro do planejado para o período. Ainda assim, o indicador de volume de produção registrou queda (42,8 pontos), refletindo na redução do número de empregados. A indústria, mais uma vez, operou abaixo da capacidade disponível, mantendo máquinas ociosas.

O levantamento aponta ainda insatisfação dos empresários com as condições financeiras no segundo trimestre do ano. A situação financeira piorou pelo décimo primeiro mês consecutivo. A baixa margem de lucro e a dificuldade de acesso ao crédito continuam sendo problemas para os empresários da indústria.
Segundo a pesquisa, para o próximo semestre, os empresários acreditam em mudanças positivas, principalmente, no aumento das vendas para o exterior (73,8). Esse resultado positivo pode agir diretamente na manutenção no número de empregados, o que significa o primeiro registro de estabilidade nos últimos dois anos. 
Para contribuir com a melhoria do ambiente de negócios e a retomada do crescimento econômico do estado e do país, o Sistema FIRJAN lançou em maio o Mapa do Desenvolvimento do Rio de Janeiro. O documento, elaborado por mais de mil empresários da indústria fluminense, aborda questões estruturais, infraestrutura, mercado de trabalho e sistema tributário. Em Petrópolis, o Mapa será mostrado aos empresários locais em 9 de agosto, quando serão apresentados os principais gargalos que impedem o desenvolvimento do município. Entre os temas estão a conclusão da nova pista de subida da Serra de Petrópolis e a instabilidade no fornecimento de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário