segunda-feira, 16 de maio de 2016

CAMPANHA ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DO ANEURISMA NA AORTA

 Seminário realizado na quarta-feira abriu a campanha em Petrópolis

A 1ª Semana de Prevenção ao Aneurisma de Aorta, lançada em Petrópolis, conta com ações em hospitais e unidades de saúde da cidade com o objetivo de alertar sobre a doença que não apresenta sintomas e tem alto índice de mortalidade. A campanha visa criar uma nova cultura de prevenção entre a classe médica e a população. A iniciativa partiu de especialistas responsáveis pelo setor de cirurgia vascular do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa, onde há distribuição de material informativo.
 O aneurisma de aorta provoca a dilatação da artéria, que pode ser romper. Segundo o cirurgião vascular Tiago Coutas, chefe da especialidade no Hospital SMH com os também especialistas Marcos Vinicius Telles Ventura e Pedro Judice Martins, quando há ruptura, o risco de morte é grande.
 “Cerca de 50% dos pacientes que apresentam ruptura do aneurisma, provocado pelo acúmulo de sangue em determinado ponto da artéria, não resistem e morrem. É possível detectar essa condição através do ultrasson abdominal, por isso, queremos levar informação para a população e incentivar os médicos a solicitar o exame sempre que o paciente estiver no grupo de risco”, esclarece Tiago Coutas.
 Pessoas com histórico familiar da doença, tabagistas (e ex fumantes), hipertensos e homens com idade acima de 65 anos estão entre os que devem passar por uma avaliação médica mais criteriosa. O problema tem tratamento e as chances de cura são grandes quando o diagnóstico é precoce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário