sexta-feira, 1 de abril de 2016

CENTRO DE CULTURA RAUL DE LEONI GANHA CARA NOVA


Foi inaugurado na noite da última quarta-feira (30/3) o novo Centro de Cultura Raul de Leoni. O espaço foi revitalizado e teve as paredes internas, antes escuras, cobertas por obras feitas por artistas locais com grafite, retratando aspectos culturais da cidade, além de novos equipamentos urbanos na área externa. Os banheiros foram reformados, o Teatro Afonso Arinos, restaurado, e a fachada ganhou nova iluminação, destacando os detalhes arquitetônicos do prédio construído nos anos 70. Para celebrar o novo momento, a Prefeitura abriu o espaço por 24 horas, com uma programação que teve muita música, dança, exposições e sessões de cinema.

“Com esse novo espaço, marcamos o início de um outro momento na cultura da cidade. Estamos mudando a cara da cultura, transformando nossos espaços públicos e mostrando à população a importância desse uso, desta ocupação”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. Um dos pontos altos da festa de inauguração foi a projeção de imagens sobre a história da cidade e do centro de Cultura (mapping) na fachada da Secretaria de Educação. Cerca de mil pessoas participaram da inauguração e se emocionaram com a projeção. “Ficou lindo, tudo feito com muito carinho para a nossa cidade”, frisou o prefeito.
 A programação festiva – o Viradão Cultural - que se estendeu por 24 horas começou com o show do DJ Marcelinho da Lua. Depois, a Tribo de Gonzaga animou o público. Durante a madrugada, a programação foi no novo Centro de Cultura, com espetáculos teatrais, sarau, exibição de filmes, exposições e o espetáculo En’Canta Noel. Já durante o dia, a partir das 6h, já havia atividades externas, com meditação, ioga, alongamento, aula de zumba e atividades para as crianças. A Prefeitura também promoveu o “Dia do Desapego” (momento de trocar coisas que você não quer mais).
Atrações para todos os públicos – O Viradão Cultural contou com atividades para todos os públicos. “Consideramos que o evento foi um sucesso, superando as nossas expectativas. O público de todas as idades compareceu. A nossa ideia é fazer com que a cidade respire cultura. Durante o dia, fizemos uma interface com a Secretaria de Educação, oferecendo atividades para as crianças das escolas municipais no contraturno”, lembrou a presidente da Fundação, Drica Madeira.
A programação da tarde desta quinta-feira (31/3) agradou o público presente. “A realização destes eventos é bem bacana para nós, que somos jovens. Com ações como essa, esperamos que a cultura seja cada vez mais incrementada na nossa cidade”, declarou o estudante Mateus Almeida.
As mudanças no espaço também foram elogiadas pelo público. “Ficou muito bom! Os responsáveis estão de parabéns. Gosto do Centro de Cultura e todos os dias estou aqui, e essa reforma deixou o espaço mais vivo e agradável”, afirmou o contador Carlos Guilherme dos Santos.
A nova área de convivência, aberta com a reforma do Centro de Cultura, já se tornou um ponto de encontro. “Agora, temos mais uma alternativa para realizar nossos estudos. Acredito que essa reforma vai atrair um público maior, que poderá apreciar as exposições, os filmes, as peças teatrais e as demais manifestações culturais que são expressas aqui”, disse a estudante Catarina Borsatto. “A varanda é mais um ótimo lugar para estudar e encontrar os amigos. Além disso, a organização da biblioteca também melhorou. Agora, temos mais alternativas, podemos escolher os ambientes”, disse o também estudante Victor Ribeiro.
Sobre o Centro de Cultura Raul de Leoni – O Centro de Cultura Raul de Leoni foi fundado em 30 de janeiro de 1977. Prédio em concreto e vidro fumê com três andares, abriga o Teatro Afonso Arinos  (com capacidade para 150 lugares); a Biblioteca Municipal (Gabriela Mistral), considerada a terceira maior do estado, com grande acervo raro e que também disponibiliza publicações em Braile; um cinema (Cine Humberto Mauro), uma sala de música (Sala Guiomar Novaes), duas salas multiusos (Sala Sylvia Orthof e Multiuso), uma Sala Alternativa (para exposições de artes visuais) e três galerias (Van Dijk, Aloysio Magalhães e Djanira) destinadas às artes visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário