quarta-feira, 30 de março de 2016

VIRADÃO CULTURAL MARCA INAUGURAÇÃO DO NOVO CENTRO DE CULTURA RAUL DE LEONI NESTA QUARTA-FEIRA

Um novo Centro de Cultura Raul de Leoni abre as portas nesta quarta-feira (30/3): as obras de reforma do espaço, que agora conta com paredes internas cobertas por obras feitas por artistas locais com grafite, retratando aspectos culturais da cidade, e novos equipamentos urbanos na área externa, serão inauguradas. Para comemorar as mudanças, a Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), promove, a partir das 19h, o primeiro Viradão Cultural da cidade, que terá 24 horas de atividades de música, dança, exposição e sessões de cinema.
 Nesta quarta-feira (30), o Viradão Cultural começa com o show do DJ Marcelinho da Lua (às 19h). O Centro de Cultura será inaugurado com uma projeção gráfica na fachada do prédio (mapping), às 20h. Depois, às 21h, será a vez da apresentação da Tribo de Gonzaga. À noite, as atividades serão mantidas apenas na área interna, com exposições, exibição de vídeos, recital de poesias e uma apresentação intimista do espetáculo En’Canta Noel, com músicas e histórias de Noel Rosa.
 Durante a quinta-feira (31), a programação prevê atividades tanto na área externa quanto na área interna do Centro de Cultura, com shows, exibição de filmes, cine debates e exposições. A programação conta, ainda, com sarau e serenata, apresentação de corais e contação de histórias. A Praça Visconde de Mauá será palco de atividades como meditação, ioga, alongamento, zumba e também o “Dia do Desapego” (momento de trocar coisas que você não quer mais).
  “Este é um momento de transformação e democratização da cultura de Petrópolis. Tenho a certeza que as pessoas irão se apropriar do espaço, que, por muitos anos, ficou desarticulado do restante do processo de construção da cultura na nossa cidade. Ver esta ideia saindo do papel me deixa extremamente feliz”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
 “Estamos oferecendo ao público opções culturais e de lazer diversificadas. Este é um momento especial, em que estamos não apenas mobilizando e buscando unir ainda mais a classe artística da nossa cidade, mas também propondo uma nova forma de ocupar espaços públicos”, afirmou a presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Drica Madeira.

PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO:
19h – DJ Marcelinho da Lua
20h – Mapping + Inauguração
21h – Tribo de Gonzaga
22h – Vernissages:
Mulheres Negras – Bea Corradi (Galeria Van Dijk); Exposição Coletiva Múltiplo Feminino - Rane Bessa, Raquel Vargas, Gabriela Barenco. Curadoria: Anívio Laranja (Espaço Alternativo); Uma história viva – fotos arquivo (Galeria Djanira); Coletânea de Artistas Plásticos - Peróla Bonfati, Anderson Ramalho, Marcelo Lago e Fernanda Lago (Galeria Aloisio Magalhães)

Centro de Cultura – Sala de Cinema Humberto Mauro
0h às 4h – Exibição de filmes sobre a ditadura
12h – Curtas metragens (cine debate)
14h – Coletivo AMAPÔ (cine debate)

Centro de Cultura - Teatro Afonso Arinos
1h30 – Peça teatral
3h – Apresentação de dança
11h30 – Apresentação de dança de rua
15h – Teatro infantil

Praça Visconde de Mauá – Gramado
7h30 – Aulão de Ioga: Meditação - Ioga –Alongamento com Geovana Paraízo
9h – Zumba – Erika Fonseca
15h – Dia do desapego

Centro de Cultura – área de convivência
0h – Em’Canta Noel
1h30 – Sarau
17h – Roda CDC

Centro de Cultura - escadaria interna
13h – Princesas de Petrópolis
18h30 – Coral CDDH

Centro de Cultura – Biblioteca Gabriela Mistral
9h às 11h – Contação de Histórias

Praça Visconde de Mauá – palco externo
15h – Voz e Violão

Nenhum comentário:

Postar um comentário