Nesta quarta-feira (09), uma nova vistoria ao curral de apreensão da cavalaria da Guarda Civil de Petrópolis, apontou irregularidades. A visita ao local, que fica em Itaipava, foi feita pela vereadora Gilda Beatriz, coordenadora do grupo “Eu apoio a causa animal”.
“Essa visita ao curral de apreensão Municipal em Itaipava faz parte de uma postura adotada por mim, de verificar pessoalmente o andamento dos serviços do nosso Município, como educação, saúde, manutenção de ônibus escolares e comunidades que sofrem com os mais diversos problemas. Com os animais, não poderia ser diferente. Assim e diante das informações de que o curral ficou mais de 45 dias sem carro para o resgate dos animais, estive lá e verifiquei que o carro foi consertado, podendo atender as chamadas. Porém, não basta apenas ter um local adequado para abrigar os animais, como está o curral atualmente. De fato, sua estrutura melhorou bastante, mas é preciso que o Poder Executivo entenda a necessidade de mais guardas municipais de serviço. Atualmente, durante o expediente apenas um GM fica de serviço e sozinho não pode realizar o resgate de cavalos. É preciso, para segurança do próprio servidor, como também dos transeuntes e animais, que o serviço seja realizado em dupla. É fácil imaginar o perigo que pode causar um animal assustado à beira de uma rodovia movimentada. Daí a necessidade de dois homens para o efetivo controle do animal. Por isso, rogo mais uma vez ao Executivo que reveja essa situação para o efetivo funcionamento do Curral”, explica a vereadora, lembrando que algumas ações dentro do Curral podem afetar também a comunidade.
“Outro assunto relacionado ao curral é a existência de um coletor de dejetos dos animais, que foi construído lá e que à época, explicaram que seria limpo regularmente pela Comdep. Estranhei, na ocasião, esse tipo de aparato, já imaginando que o acúmulo de dejetos aconteceria... e qual não foi a minha surpresa nessa visita quando encontrei o referido coletor, lotado de fezes dos animais, sem ser limpo há mais de 30 dias! Os excrementos atraem moscas, produzem mau cheiro, enfim ,condições impróprias de manutenção. A Comdep deveria limpar o coletor, mas como é fácil imaginar, não faz a limpeza do local, assim como em quase toda a cidade! Vejam as fotos de quando estive lá no decorrer da obra e agora”, afirma Gilda Beatriz.
O curral de apreensão municipal de animais de grande porte, teve a sua reforma determinada pelo Ministério Público Estadual e as obras foram concluídas em julho de 2015. É possível solicitar o serviço de apreensão de animais pelo telefone (24)2222-7560.
Nenhum comentário:
Postar um comentário